A inovação publicitária de Oliviero Toscani.

Fotógrafo e publicitário italiano com a fama de produzir campanhas polêmicas, utilizando as ferramentas publicitárias para expor questões sociais, quebrando “tabus” que a própria mídia constrói e reformulando o conceito de propaganda.

A partir dos anos 90, Toscani inovou a criação de campanhas da empresa Benetton, empresa esta que abraçou o novo conceito do publicitário.

Em seu livro “A Publicidade e um Cadáver que nos Sorri (1986) Oliviero expõe sua ideia: “A publicidade raramente ensina alguma coisa. Ela é somente o martelamento infinito destinado a gerar capitais.”.

Abordagens como o racismo, religião, trabalho infantil, fome, anorexia,  aids e entre outros temas polêmicos diferenciaram o trabalho do publicitário, surgindo então a questão: Oliviero faz publicidade ou ação social?

Mesmo declarando não ser um publicitário, a partir da utilização das marcas com o objetivo de reformular a digestão do público em frente a uma campanha, transformando o feedback monetário em conscientização social, faz dele um criador de opinião, vulgo, publicitário.

Famoso por transgredir o intuito de fazer propaganda e considerado um gênio por utilizar a mídia para patentear causas sociais, que geram além da divulgação de marcas, a reformulação de opiniões.

Abaixo estão algumas das campanhas deToscani:

Anúncio de 1992 abordando o tema Aids.

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Racismo:

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Religião:

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